Vereador Paulo Tyrone participa da entrega do primeiro CAIC TEA e defende políticas públicas para jovens e mães atípicasMANAUS (AM) – O vereador Paulo Tyrone (PMB) participou, nesta segunda-feira (28/07), da inauguração do Centro de Atenção Integral à Criança com Transtorno do Espectro Autista (CAIC TEA) José Contente, o primeiro centro da rede pública estadual de saúde totalmente voltado ao atendimento de crianças com TEA. O espaço localizado no bairro Jorge Teixeira, na Zona Leste de Manaus, foi entregue pelo governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil) e contou com a presença de outros parlamentares do Estado.
A nova unidade representa um marco histórico para a política de inclusão no Amazonas. O CAIC TEA passa a oferecer atendimento gratuito e multiprofissional para crianças com até 11 anos e seis meses, reunindo diversas especialidades voltadas ao cuidado integral e humanizado do público infantil com diagnóstico de autismo.

Durante a cerimônia, o vereador Paulo Tyrone destacou a importância da iniciativa e chamou atenção para a necessidade de ampliar o debate sobre o futuro das crianças atípicas e o suporte às famílias cuidadoras. “É um sonho das mamães de ter em um único lugar várias terapias reunidas, como vocês terão aqui”, afirmou o parlamentar.
Ele fez duas provocações importantes às autoridades presentes: a criação de políticas públicas voltadas aos jovens e adultos com autismo, e a inclusão de atendimento psicológico para mães e responsáveis, que muitas vezes enfrentam a jornada do cuidado sem o suporte emocional necessário.

“Autistas crescem. Eu sei que muito do apelo que a gente encontra na grande mídia é com relação às crianças, mas essas crianças vão crescer, e a gente precisa também estabelecer políticas públicas para esses jovens, para que eles se tornem adultos com menos suporte possível”, defendeu.
“E a provocação mais importante: as mamães também precisam de terapia. O meu pedido é que, enquanto as crianças estão sendo atendidas, as mães também tenham a oportunidade de conversar com um psicólogo, porque elas precisam estar bem para cuidar dos seus filhos”, completou.

Com a entrega do Caic José Contente, o Governo do Amazonas iniciou a implantação de uma rede estadual especializada para o atendimento ao público infantil com autismo. Outras duas unidades da capital também integrarão esse modelo: o Caic Gilson Moreira, na zona norte, em fase final de reforma, e o Caic+Especialidades Afrânio Soares, no bairro Parque Dez, zona centro-sul, que passará por readequações. Assim, a capital contará com três unidades voltadas exclusivamente para crianças com TEA.